9 de julho de 2025
Condições do tempo 22° máx 12° mín
Pesquisa

PCPR apreende documentos em operação contra sonegação fiscal no Norte do Paraná

Esta é a segunda fase da investigação. A primeira ocorreu em dezembro de 2023, quando foram identificados contadores de Londrina responsáveis por constituir empresas de fachada utilizadas para a emissão de notas fiscais em nome de terceiros. As notas simulavam a venda de produtos dos setores automobilístico, agropecuário, madeireiro e de utilidades.
Por: AEN
27/06/2025 17:27
Atualizado há 2 semanas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação policial para cumprir seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Londrina e Santo Antônio da Platina, no Norte do Estado. A ação acontece na manhã desta quinta-feira (26) e é fruto de uma investigação policial que visa desmantelar uma associação criminosa envolvida com sonegação fiscal e falsidade ideológica.

Nos endereços, os policiais apreenderam celulares, computadores e documentos que serão periciados para auxiliar na continuidade das investigações.

Esta é a segunda fase da operação. A primeira foi aconteceu em dezembro de 2023 após a descoberta da existência de contadores da cidade de Londrina que criavam empresas de fachada no intuito de emitirem notas fiscais de venda de diversos produtos (automobilístico, agropecuário, madeireiro, presentes etc.) comercializados por terceiros.

“A fraude consistia em formalizar estas operações comerciais, destinando os produtos a empresas adquirentes por meio de notas fiscais ideologicamente falsas ou inidôneas. As notas eram emitidas por empresas noteiras constituídas pelos contadores investigados”, explica o delegado Thiago de Oliveira, que conduziu a investigação.

A investigação da PCPR, que contou com o apoio da Receita Estadual, apurou que os suspeitos atuavam para ocultar os reais vendedores destas mercadorias e absorver a carga tributária devida. Por se tratar de empresas de fachada, constituídas em nomes de laranjas, os impostos não eram recolhidos aos cofres do erário.

Entre 2024 e 2025, as empresas de fachada identificadas nesta fase da investigação emitiram aproximadamente R$ 60 milhões em notas fiscais. Estima-se uma sonegação de R$ 10,8 milhões do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido ao Estado do Paraná.

Na atual fase da investigação, a PCPR identificou o principal responsável pelo contato com as empresas sonegadoras e destinatárias das mercadorias. Também foram identificados novos contadores dos quais o principal investigado tem se valido para colaborar com as fraudes fiscais.

Uma dos objetivos da ação é a identificação das reais empresas fornecedoras que se ocultam por meio das noteiras.

Fonte:
AEN
Nota Paraná: Veja de onde são os ganhadores do sorteio de ju...
Nota Paraná: Veja de onde são os ganhadores do sorteio de julho

mais notícias

Incêndio
Shopping na Grande Florianópolis pega fogo.
Paraná ganha dois novos voos nacionais
Latam anuncia duas novas rotas nacionais no Estado do Paraná
Samuel Mobilia Mota, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, em Douradina PR será o representante nas Olimpíadas Nacional de IA.
Aluno paranaense vai representar o Brasil na China, em Olimpíadas Nacional de IA.
Evite doenças nos dias frios
7 Cuidados da saúde no inverno.
Netanyahu anuncia nomeação de Trump para o Prémio Nobel da Paz
EDUCAÇÃO
Professores da rede estadual farão intercâmbio para o Canadá