O paranaense Wagner da Silva Vargas, que atua como voluntário nas Forças Armadas da Ucrânia, está desaparecido desde o dia 15 de junho. A Direção-Geral da Corporação Militar das Forças Armadas ucranianas comunicou à Embaixada do Brasil em Kiev a informação do desaparecimento do homem de 29 anos.
A família diz ter ouvido relato de combatentes que estavam ao lado de Wagner nas fileiras de que ele esta morto. O rapaz estava na “linha de frente” da guerra e teria sido vítima de um ataque de drones.
A informação é do portal GMC, parceiro da Banda B. A família enfrenta dificuldades para conseguir informações detalhadas, inclusive junto ao consulado brasileiro, que relatou limitações de acesso às autoridades ucranianas.
O governo da Ucrânia fornece informações apenas ao contato oficial indicado por Vargas — no caso, a mãe, residente em Ampére, no sudoeste do Paraná.
Paranaense morreu na Guerra da Ucrânia em janeiro
O paranaense Gabriel Lopacinski, da cidade de Mallet, no Sul do Paraná, morreu aos 22 anos, em combate na Guerra da Ucrânia no começo de janeiro. Ele foi, supostamente, atacado por tropas russas.
A Guerra na Ucrânia teve início em 24 de fevereiro de 2022, após a invasão russa, sob justificativa de proteger regiões separatistas e garantir segurança territorial. Desde então, o conflito resultou em milhares de mortes, deslocamentos e um cenário humanitário crítico.
Publicado primeiro em Banda B » Paranaense desaparece na Guerra da Ucrânia; família ouviu relatos de que ele teria morrido