9 de julho de 2025
Condições do tempo 22° máx 12° mín
Pesquisa

Irã ataca base dos EUA no Catar e no Iraque

A informação foi oficialmente reconhecida pela Casa Branca, poucas horas após relatos de fortes explosões em Doha, capital do Catar, de acordo com a agência Reuters. Na sequência, o próprio país confirmou a ofensiva.
Por: DIREITAONLINE
23/06/2025 14:44
Atualizado há 2 semanas

O cenário de instabilidade no Oriente Médio ganhou novos contornos nesta segunda-feira (23), após a confirmação de que o Irã disparou seis mísseis contra a base aérea americana de al-Udeid, localizada no Catar, além de ter lançado um míssil contra instalações militares dos EUA no Iraque.

A informação foi oficialmente reconhecida pela Casa Branca, poucas horas após relatos de fortes explosões em Doha, capital do Catar, de acordo com a agência Reuters. Na sequência, o próprio país confirmou a ofensiva.

Mais cedo, a rede norte-americana Fox News já havia alertado para uma “ameaça iminente” contra a base de al-Udeid. Diante da ofensiva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve reunir sua equipe de segurança nacional em caráter emergencial.

A base de al-Udeid é considerada peça-chave na estrutura militar americana no Oriente Médio, por sediar o centro de comando das operações aéreas da CENTCOM.

Uma retaliação direta do Irã a esse ponto estratégico é vista como uma escalada mais agressiva em relação à resposta de Teerã após a morte do general Qassem Soleimani, em 2020. Na ocasião, os alvos escolhidos foram menos sensíveis, situados no Iraque e na Síria.

Segundo um diplomata ocidental ouvido pela Reuters, o risco de um ataque à base no Catar vinha sendo monitorado desde o início da tarde. Já o Wall Street Journal revelou que Teerã havia posicionado lançadores de mísseis, sinalizando a preparação para a ofensiva.

Imagens de satélite obtidas pelo site Business Insider mostraram que, nos últimos dias, os EUA retiraram boa parte de suas aeronaves do pátio externo da base de al-Udeid, sinal de que esperavam uma possível agressão.

No Iraque, as defesas aéreas da base de Ain al-Asad foram acionadas preventivamente. A instalação, localizada na província de Anbar, abriga tropas americanas que apoiam operações conjuntas com forças iraquianas e participam de missões coordenadas com a Otan. Foi justamente essa base que sofreu ataques do Irã em 2020, após o assassinato de Soleimani.

Outra base com presença dos EUA, Erbil, no norte iraquiano, também está em alerta. Localizada no Curdistão, região semiautônoma, ela serve como centro de treinamento, inteligência e apoio logístico para a coalizão internacional, segundo documento recente do Congresso dos EUA.

Com os novos ataques, cresce o temor de que o confronto entre Washington e Teerã entre em uma fase mais direta, colocando em risco não apenas as tropas aliadas, mas também a estabilidade de toda a região. (Foto: PixaBay; Fontes O Globo; FoxNews)

Fonte:
Nota Paraná: Veja de onde são os ganhadores do sorteio de ju...
Nota Paraná: Veja de onde são os ganhadores do sorteio de julho

mais notícias

Incêndio
Shopping na Grande Florianópolis pega fogo.
Paraná ganha dois novos voos nacionais
Latam anuncia duas novas rotas nacionais no Estado do Paraná
Samuel Mobilia Mota, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, em Douradina PR será o representante nas Olimpíadas Nacional de IA.
Aluno paranaense vai representar o Brasil na China, em Olimpíadas Nacional de IA.
Evite doenças nos dias frios
7 Cuidados da saúde no inverno.
Netanyahu anuncia nomeação de Trump para o Prémio Nobel da Paz
EDUCAÇÃO
Professores da rede estadual farão intercâmbio para o Canadá