O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Análise de Inquéritos Policiais (Naip), cumpriu na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, dois mandados de busca e apreensão em investigação de desvio de R$ 607.192,24 do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). As medidas judiciais foram autorizadas no âmbito de denúncia apresentada pelo MPPR à 10ª Vara Criminal de Curitiba, t
Os mandados cumpridos nesta manhã foram expedidos pela 10ª Vara Criminal de Curitiba, tendo como alvo o presidente da entidade. O cumprimento das medidas foi feito com apoio da Polícia Militar. As ordens judiciais tiveram como objetivo o recolhimento de dinheiro armazenado na residência do investigado, em Curitiba, e em uma chácara de sua propriedade em Mandirituba, na região metropolitana da capital. O material apreendido ainda não foi divulgado. Também foi determinado pela Justiça e cumprido o afastamento do sindicalista da presidência do Sindimoc.
Atos criminosos – As investigações tiveram início em 2010 e resultaram na oferta de denúncia pelo MPPR, em maio de 2025, contra o sindicalista e mais seis pessoas (todas elas familiares do investigado principal) por 120 atos criminosos relacionados a episódios de apropriação de dinheiro para proveito próprio ou de familiares e utilizado para fins diversos, inclusive compras de grande quantidade de bebidas alcoólicas.
O presidente do sindicato foi denunciado por 157 crimes de peculato, entre outros. Os outros seis réus também foram denunciados por diversos crimes de peculato.