9 de julho de 2025
Condições do tempo 22° máx 12° mín
Pesquisa

Procon fiscaliza preços em vitrines do Shopping Palladium e planeja ação em todo comércio

A ação faz parte de um esforço contínuo para garantir transparência nas relações de consumo e será estendida a todo o comércio de Umuarama
Por: Assessoria PMU
21/05/2025 10:32
Atualizado há 2 meses

Divulgação

O Procon Municipal realizou nesta terça-feira (20) uma operação de fiscalização no Shopping Palladium, verificando o cumprimento da obrigatoriedade de exibição de preços em produtos expostos nas vitrines, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A ação faz parte de um esforço contínuo para garantir transparência nas relações de consumo e será estendida a todo o comércio de Umuarama nos próximos dias. O artigo 6º do CDC define como direito básico do consumidor ter acesso a informações claras e adequadas sobre produtos e serviços, incluindo preço, quantidade, características e qualidade.

A secretária municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Aline Cunha Martiolli, reforçou a importância dessa medida. “É uma obrigatoriedade que todo produto exposto à venda tenha seu preço claramente indicado. Isso garante transparência e evita constrangimentos ao consumidor, que não deve ser surpreendido no caixa ou precisar perguntar o valor de cada item”, afirmou.

Durante a fiscalização no Shopping Palladium foram constatadas irregularidades em alguns estabelecimentos. “Encontramos produtos sem a devida indicação de preço nas vitrines ou gôndolas, o que fere a legislação. As empresas foram notificadas e têm um prazo de cinco dias para regularizar a situação, sob pena de serem autuadas e multadas”, informou a secretária.

Aline destacou, no entanto, que o objetivo do Procon não é punir, mas orientar. “Um dos pedidos do prefeito Fernando Scanavaca é a conscientização, por isso nossa intenção é educar e assegurar os direitos dos consumidores. Queremos que as empresas se adéquem às normas, mas, caso não cumpram, as multas serão aplicadas para garantir o respeito à legislação”, completou.

A secretária orienta os consumidores a denunciarem casos de produtos sem preço ou outras irregularidades diretamente ao Procon. A fiscalização no comércio de Umuarama continuará ao longo das próximas semanas, com o objetivo de promover um ambiente de consumo mais justo e transparente.

Fonte:
Assessoria PMU
Nota Paraná: Veja de onde são os ganhadores do sorteio de ju...
Nota Paraná: Veja de onde são os ganhadores do sorteio de julho

mais notícias

Incêndio
Shopping na Grande Florianópolis pega fogo.
Paraná ganha dois novos voos nacionais
Latam anuncia duas novas rotas nacionais no Estado do Paraná
Samuel Mobilia Mota, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cleoracy Aparecida Gil, em Douradina PR será o representante nas Olimpíadas Nacional de IA.
Aluno paranaense vai representar o Brasil na China, em Olimpíadas Nacional de IA.
Evite doenças nos dias frios
7 Cuidados da saúde no inverno.
Netanyahu anuncia nomeação de Trump para o Prémio Nobel da Paz
EDUCAÇÃO
Professores da rede estadual farão intercâmbio para o Canadá